Copa: após demora, agentes de segurança iniciam treinamento

Stewards Chelsea Swansea Adrian DennisAFP LANIMA20130110 0134 30 Copa: após demora, agentes de segurança iniciam treinamento
Após meses de demora para a publicação da Portaria que regulamenta a atividade dos agentes de segurança privada, os stewards, como são conhecidos, já estão sendo treinados para atuarem na segurança da Copa das Confederações e do Mundial.

Sob a supervisão da Polícia Federal (PF), instituições credenciadas iniciaram o curso de extensão de 50 horas que preparará esses profissionais treinados especificamente para o controle de multidão.

Esses agentes trabalharão dentro dos estádios para orientar o espectador durante a realização das partidas. Como o objetivo é o de, principalmente, educar, eles não portam qualquer tipo de arma.

– Qualquer evento com mais de 3 mil pessoas presentes terá de contar com agentes com essa especificação – acrescentou Hilário Medeiros, gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa (COL).

Diante da demora para a regulamentação da grade curricular e das diretrizes para a formação desse profissional, o COL já trabalhava com a hipótese de contratar agentes de segurança patrimonial para preencherem a lacuna dos stewards.

Segundo Medeiros, os stewards deverão ser recrutados pelo COL a partir de abril, com salário fixado no piso estabelecido. A ideia é que os stewards atuem nos eventos-teste que serão realizados nos estádios da Copa das Confederações.

Em matéria publicada em janeiro pelo L!, Pedro Miranda, gerente de Planejamento e Projetos de Segurança do COL, revelou que escolas ofereciam cursos de formação antes da regulamentação da PF. Esses diplomas não têm validade.

Lição que vem da África-2010

Os responsáveis pela área de segurança na Copa do Mundo da África do Sul foram surpreendidos por uma greve de stewards no meio da competição. À época, as autoridades tiveram de deslocar forças policiais não treinadas para exercerem a função.

– Essa foi uma das lições aprendidas na África do Sul: não preparamos corretamente os stewards – reconheceu Andre Pruis, consultor de segurança da Fifa para a Copa de 2014, em mesa redonda com jornalistas.

Pruis disse que empresas e sindicatos que representam a classe foram chamados à mesa para evitar que o mesmo se repita aqui.

Com a palavra

Serge Dumortier, gerente de segurança da fifa, em mesa redonda com jornalistas

‘O Brasil está seguindo o que a Fifa pediu’

Segurança é uma das principais preocupações para nós. Temos uma missão, que é a de entregar os jogos mais memoráveis e divertidos, tudo isso em um ambiente mais seguro.

O Brasil está seguindo a regulamentação que pedimos. Se as recomendações da Fifa para segurança fossem respeitadas, o que aconteceu na Bolívia (disparo do sinalizador que matou um torcedor) não teria acontecido. O controle será muito rígido, é bom que os torcedores saibam disso.

Você pode deixar uma resposta, ou Rastrear a partir de seu próprio site.

Uma Resposta para “Copa: após demora, agentes de segurança iniciam treinamento”

  1. gostaria de saber como realizar o curso,k09 com caes.

Deixe uma resposta

Google+
Powered by WordPress | Designed by: Premium Themes. | Thanks to Juicers, Free WP Themes and
Shares
http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/fb.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/INT.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/sch-2.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/tw.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/you.png