Agentes da segurança privada que atuarão na Copa serão treinados pela Polícia Federal

2105es0210 Agentes da segurança privada que atuarão na Copa serão treinados pela Polícia Federal

As 12 arenas brasileiras que vão receber os jogos da Copa do Mundo 2014 terão segurança privada para garantir orientação e proteção de torcedores nos dias de jogos.

Os vigilantes, pertencentes a nove empresas que serão responsáveis por fornecer o efetivo da segurança privada para o torneio, precisaram se submeter a um Curso de Segurança para Grandes Eventos, coordenado pela Polícia Federal.

A expectativa é que, até junho quando começa o Mundial no Brasil, cerca de 25 mil seguranças privados estejam aptos para atuar nos estádios. Também há um contingente de mais 30 mil que poderá trabalhar na segurança de centros de treinamento e hotéis credenciados. O curso para segurança tem 50 horas-aulas e é ministrado em centros de formação habilitados pela PF.

1CMP Agentes da segurança privada que atuarão na Copa serão treinados pela Polícia Federal

No Ceará, O POVO apurou que pelo menos uma empresa de segurança tenta se credenciar junto à Fifa para atuar no Mundial. O sócio da empresa, que pediu para não ser identificado, também não quis passar maiores informações por conta do contrato não estar assinado. Mesmo sem definir a parceria, ele se antecipou e já buscou treinar pelo menos 800 homens, para que estejam aptos a trabalhar na segurança privada da Copa 2014.

Caberá também aos vigilantes nos estádios o serviço de “stewards”, que são profissionais responsáveis pela segurança interna e assistência ao público nas arenas da Copa. Em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações, os “stewards” foram utilizados na recepção dos torcedores e no auxílio dentro dos estádios, como indicando o assento onde cada um deve sentar. Os profissionais de segurança também têm a missão de evitar pequenos tumultos nas arquibancadas e rampas e manifestações consideradas inadequadas pela Fifa.

O modelo de “stewards” é usado pela Fifa em outros países, com bastante êxito. No Brasil, o torcedor está habituado a ver a Polícia Militar dentro do estádio. Não está descartada a presença de PMs em áreas estratégicas das arenas, mas a maior parte do efetivo vai garantir a segurança dos torcedores no acesso ao jogo.

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa (COL), que fiscaliza a execução dos cursos preparatórios nas cidades-sede, há um plano B caso todos os seguranças necessários não concluam o treinamento. Até porque, o vigilante só poderá trabalhar na Copa com o certificado de conclusão do curso. As forças de segurança poderão ser acionadas para completar o esquema de proteção das arenas, caso o COL considere necessário.

A data prevista para que todos os profssionais estejam aptos para atuar no Mundial é exatamente hoje, 21 de maio. A partir desta data, a Fifa inicia uma série de testes de segurança nas 12 arenas. As simulações e avaliações seguem até o início da competição. (Rogério Gomes)

SAIBA MAIS

O CURSO de Segurança para Grandes Eventos tornou-se obrigatório para os vigilantes que vão trabalhar na Copa por exigência da Polícia Federal, através da Portaria nº 3.258,

de 14/1/2013.

NO CONTEÚDO repassado aos profissionais de segurança estão o controle de acesso aos estádios, gerenciamento de multidões, condução de emergências e legislações, além do Estatuto do Torcedor.

NOS TREINAMENTOS realizados pelo País, os vigilantes vivem situações práticas em arquibancadas, posto médico, vestiários, locais de desembarque de autoridades, sala de comando, controle de câmeras e gramado das arenas.

EXIGÊNCIAS

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER SEGURANÇA NA COPA

* Idade mínima de 25 anos

 

* Não ter antecedentes criminais

* Submeter-se a avaliação psicológica

 

* Fazer exame médico

* Possuir curso de formação de vigilante

 

* Fazer curso de extensão para segurança em grandes eventos

 

– A Fifa não informou valores pagos aos stewards.

 Agentes da segurança privada que atuarão na Copa serão treinados pela Polícia Federal
Você pode deixar uma resposta, ou Rastrear a partir de seu próprio site.

Deixe uma resposta

Google+
Powered by WordPress | Designed by: Premium Themes. | Thanks to Juicers, Free WP Themes and
Shares
http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/fb.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/INT.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/sch-2.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/tw.png http://vigilanteqap.com.br/loja2/wp-content/uploads/2016/07/you.png