E aí, Vigilante pode ou não medir a temperatura para controlar acesso.

Ainda estamos vivendo um período de Pandemia.

As coisas não estão nada fácil mas devagar estamos retornando ao normal.

Bem após a Pandemia muita coisa mudou, uso obrigatório de máscaras, lavar as mãos ou desinfetar com álcool 70%.

Muitos perderam seus empregos e outros tantos contribuem para cuidar dos enfermos, nesse caso os profissionais de saúde, outros procurando uma solução para o problema  que são os cientistas e outros buscando minimizar os riscos de contágio que são vários e o foco do nosso assunto é o medidor de temperatura para controle de acesso de locais privados.

No Facebook eu vi uma postagem e não estou aqui para dizer que quem postou está certa ou errada mas meu compromisso é com você profissional de segurança privada que está na ponta da lança dando a cara para bater, se estiver certo ou errado a consequência cairá para você certo?

 

Então vamos lá, diz assim a postagem:


"Com o aumento da contaminação do coronavírus, as empresas começaram a medir temperatura dos clientes, nesse momento surge a dúvida se o vigilante poderia fazer as medições, entretanto não é permitido.

O serviço de vigilante é terceirizado, e a lei proíbe que o empregado terceirizado exerça função diferente daquela que foi contratado. Como a função do vigilante é exclusiva de vigilância do local, colocá-lo para medir temperatura é proibido e pode descaracterizar a terceirização."

Agora muitos profissionais devem estar pensando, devo ou não devo fazer a medição de temperatura?

Uma coisa eu sempre falo para quem me acompanha em meu canal e para meus alunos.

Quanto mais conhecimento eu tenho, mais segurança para fazer o meu trabalho e tomar minhas decisões terei.

A primeira coisa que devemos conhecer é a natureza do nosso trabalho, a nossa missão, por que estamos ali como Vigilante?

E a resposta está em nossa lei que já disse que todo Vigilante deveria ter a Portaria atualizada em seu celular e ler de vez em quando.

 

Observemos a Portaria 3233/12

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art. 1o A presente Portaria disciplina as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.

 

  • 1o As atividades de segurança privada serão reguladas, autorizadas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal - DPF e serão complementares às atividades de segurança pública nos termos da legislação específica.

 

  • 2o A política de segurança privada envolve a Administração Pública e as classes patronal e laboral, observando os seguintes objetivos:

I - dignidade da pessoa humana;

II - segurança dos cidadãos;

III - prevenção de eventos danosos e diminuição de seus efeitos;

IV - aprimoramento técnico dos profissionais de segurança privada; e V - estímulo ao crescimento das empresas que atuam no setor.

 

Uma das funções do Vigilante é zelar pelo patrimônio, e um dos maiores patrimônios de uma empresa são as pessoas que são seus funcionários e clientes.

 

No noticiário vimos o triste episódio de um cidadão que entrou em uma sorveteria com a máscara abaixada, a atendente para ele subir a máscara ele teve um verdadeiro ataque de pelanca, se fosse um Vigilante solicitando mo machão para cumprir a determinação legal de usar máscara dentro do estabelecimento ele daria esse ataque de pelanca?
poderia até dar mas o Vigilante está preparado para Cumprir o Parágrafo II - segurança dos cidadãos;

e parágrafo III - prevenção de eventos danosos e diminuição de seus efeitos;

 

Se ao medir a temperatura e essa estiver acima do permitido, quem é o mais indicado para impedir a entrada não permitida?

Uma pessoa com a temperatura acima do permitido com Covid 19 transmite para várias pessoas nesse ambiente privado que pode ser um Shopping, uma indústria, uma empresa qualquer, dias depois alguns funcionários morrem de Covide, seria ou não um evento danoso? Se negar a aferir a temperatura estaria se negando a diminuir os eventos danosos?

 

Não é nem questão de lei, é questão de lógica.

 

Além da Portaria vamos ver o que diz o CBO 5173-30 Classificação Brasileira de ocupação.

 

Descrição Sumária

Vigiam dependências e áreas públicas e privadas com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como porte ilícito de armas e munições e outras irregularidades; zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias.controlam objetos e cargas; vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusive focos de incêndio; vigiam presos. comunicam-se via rádio ou telefone e prestam informações ao público e aos órgãos competentes.

Fonte: http://www.mtecbo.gov.br

 

Desvio de função é ilegal e pode tirar a sua vida como em um vídeo que eu tinha no canal que um Vigilante estava em cima de uma cadeira trocando a lampada, um bandido chegou, atirou no Vigilante e levou sua arma, mas devemos tomar cuidado para não confundirmos desvio de função e acabar descumprindo o que nossa portaria diz ser nossa função.

 

Todo Vigilante deve ter em seu celular a Portaria atualizada então eu deixei aqui na descrição para você consultar sempre que tiver dúvidas.

 

Não deixe de baixar gratuitamente o meu e-book gratuito Segurança Privada Direito, leis que todo Vigilante deve conhecer.

►Baixe a Portaria do Vigilante 3233/12 - http://bit.ly/portaria3233

►Treinamento Gratuito - Como colocar seu currículo em todas as empresas - http://bit.ly/como-colocar-curriculo-em-todas-empresas

►Cursos Para Potencializar seu Currículo - http://bit.ly/cursos-seg

►Cursos Profissionalizantes EAD - http://bit.ly/cursosproead -------------------------------------------

►Loja Vigilante QAP http://lojavigilanteqap.com.br

►Minha Loja de Acessórios Eletrônicos ET Acessórios https://etacessorios.com.br/ -----------------------------------------

Se inscreva no Canal http://bit.ly/2k3KneW

Meu Instagram http://bit.ly/2k7wn3R

Instagram Vigilante QAP http://bit.ly/2m8kICF

✆ Entre no nosso Grupo do Telegram https://t.me/iessp

🎥Aula gratuita como fazer um currículo irresistível http://bit.ly/curriculo-vigilante -----------------------------------------------

🎥Curso Supervisor de Segurança - Operacional Administrativo http://bit.ly/2KZTFkc -----------------------------------------

🎥Vídeo que te ensina a como conseguir sua vaga na Segurança Privada http://bit.ly/vaga-de-vigilante -----------------------------------------

Vídeo que te ensina a ter uma renda extra em casa - http://bit.ly/iessplpfno -----------------------------------------

📚Meus Livros Grátis:

📕Ebook Grátis Segurança Privada Direito - http://bit.ly/2ToFtVS

📗Ebook Grátis Como ser um Vigilante de sucesso - https://vigilanteqap.com.br/ebookytb O Ebook acompanha Dica infalível de como entrar no mercado de trabalho ------------------------------------------ Outros Cursos para você fazer ------------------------------------------

►Trabalhe em casa em seu horário de folga Saiba como http://bit.ly/trabalharemcasavig ----------------------------------------------------

Facebook www.facebook.com/vigilanteqap

Instagram @edirlansilva Instagram @vigilanteqapoficial

Twitter @edirlansilva Snapchat edirlansilva ----------------------------------------------------

Quer me enviar algo? EDIRLAN S. DE A. E SILVA CAIXA POSTAL 044504 SERRA-ES CEP: 29164-973 ----------------------------------------------------

Site oficial: www.vigilanteqap.com.br ----------------------------------------------------

Edirlan Soares é Instrutor de Segurança Privada, formado em Tecnologia em Gestão de Segurança Privada e Pós Graduado em Gestão de Segurança Pública. Iniciou suas atividades em segurança no ano de 2003 Fundador do canal Vigilante QAP o qual se dedica a ajudar o profissional de Segurança privada no desempenho de suas funções, seus vídeos e instruções são usados em escolas de formação de todo Brasil. Fundou A Empresa IESSP, Instituto Edirlan Soares Segurança Privada, que oferece cursos profissionalizantes online para profissionais da Segurança Privada, ajudando a quem busca capacitação sem se preocupar com tempo ou locomoção, podendo fazer seus cursos online com certificado. http://institutosegurancaprivada.com.br

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.